Descubra o Sabor do Japão no Brasil!

Uncategorized

Quando começaram? Pesquisando as Origem do Izakaya!


A palavra “izakaya” é formada pela combinação dos termos “sakaya” que significa “loja de bebidas alcoólicas” e ” i ” que pode ser traduzido como “ficar e beber”.

Portanto, “izakaya” se refere a um estabelecimento onde as pessoas podem ficar, beber e comer.

Os izakayas foram supostamente criados durante o período Edo (séculos XVII-XIX) no Japão. Diz-se que trabalhadores vindos de regiões rurais para trabalhar em Edo começaram a beber o saquê que compravam nas lojas de bebidas alcoólicas (sakaya) e a beber ali mesmo, e é daí que vem a origem da palavra “izakaya” , que significa “lugar onde se pode ficar e beber”.

Ao contrário dos izakayas modernos, esses estabelecimentos iniciais não serviam comida e operavam mais como bares de pé, onde as pessoas podiam apenas comprar bebidas alcoólicas para consumo no local.

O conceito original de izakaya é datado do início do período Edo. Mais tarde, durante o final do período Edo, tornou-se moda pendurar lanternas vermelhas na entrada desses estabelecimentos.

izakaya

Outro fator que contribuiu para a popularidade dos izakayas foi a alta proporção de homens vivendo sozinhos nas cidades de Edo. Na época, a população de Edo era composta por 64,8% de homens e 35,2% de mulheres (dados de 1830-1844).

Os trabalhadores e comerciantes que terminavam o trabalho podiam desfrutar de bebidas alcoólicas e, ao mesmo tempo, jantar no mesmo local, o que era uma conveniência valiosa. Esse estilo de estabelecimento ainda é mantido nos izakayas modernos em Tóquio.

Um exemplo notável é a loja de bebidas alcoólicas “Toyoshimaya” localizada no distrito de Chiyoda, Tóquio, que foi fundada em 1596.

O fundador, Jyuhachi-emon, percebeu a oportunidade de estabelecer uma loja de bebidas alcoólicas com um bar no centro de Edo, aproveitando o aumento da expansão do Castelo de Edo.

Não apenas oferecendo saquê a preços acessíveis, mas também servindo um prato de tofu grelhado com molho miso chamado “tofu-daraku” como acompanhamento, Toyoshimaya rapidamente ganhou popularidade entre os cidadãos de Edo.

A prosperidade dessa loja é até mencionada em um guia turístico chamado “Edo Meisho Zue” (Guia das Atrações de Edo) escrito há mais de 300 anos. Portanto, há uma teoria que considera Toyoshimaya como as “raízes dos izakayas”.

おすすめ

コメントを残す

メールアドレスが公開されることはありません。 が付いている欄は必須項目です