Descubra o Sabor do Japão no Brasil!

Uncategorized

4 Seleções de Ramen Regional Favorito por Região no Japão

Na última vez, apresentamos as seis bases principais de sopa de ramen. Por outro lado, no Japão, há regiões que amam o ramen como prato local, e alguns desses ramens têm o nome da região incorporado. Aqui, vamos apresentar quatro dos ramens locais mais representativos.

Yokohama E.A.K Ramen

O ramen Yokohama Iekei é um ramen de tonkotsu shoyu originário de Yokohama, na província de Kanagawa.

Ele apresenta uma sopa densa e rica feita de caldo de ossos de porco combinado com molho de soja, e é caracterizada pela presença de óleo de frango (chīyu) flutuando na superfície.

Essa sopa se adere bem aos macarrões retos e um pouco mais grossos, e nos últimos anos, tornou-se um ramen muito apreciado em todo o Japão, com um aumento no número de lojas que o servem.

Os ingredientes padrão incluem espinafre, chashu (carne de porco assada) e nori (alga marinha), mas em alguns lugares, você também pode encontrar tamago (ovo cozido marinado) como um topping adicional.

O Iekei Ramen teve origem em 1974, quando o restaurante ‘Yoshimura-ke’ foi aberto em Yokohama. Muitos restaurantes derivados desse local usam o nome ‘〇〇-ke’ (casa da família) em seus nomes, daí o termo ‘Iekei Ramen’.

Sapporo Ramen

O Sapporo Ramen, originário de Sapporo, Hokkaido, é uma variedade de ramen que pode ser considerada o representante dos ramens de Hokkaido e é amplamente apreciado em todo o Japão.

Enquanto outros ramens regionais têm um sabor de sopa específico, o Sapporo Ramen oferece três variações de sopa: shoyu (molho de soja), miso (pasta de soja) e shio (sal).

A verdadeira característica do Sapporo Ramen reside, na realidade, nos seus macarrões. Os macarrões enrolados e de espessura média são mastigáveis e absorvem bem o sabor da sopa.

A história do Sapporo Ramen remonta a 1922, quando um restaurante chinês em Sapporo criou o antecessor do Sapporo Ramen. Inicialmente, a sopa era feita apenas com shoyu e sal, mas posteriormente, uma sopa de miso também foi desenvolvida, expandindo a popularidade do prato.

O comercial do macarrão instantâneo ‘Sapporo Ichiban’ da Sunyo Foods, com sua melodia cativante, tornou-se popular entre muitas pessoas e ajudou a espalhar o Sapporo Ramen como um macarrão instantâneo em todo o país.

Além do macarrão instantâneo, você pode encontrar muitos restaurantes de Sapporo Ramen fora de Sapporo, e agora é possível desfrutar do sabor de Sapporo em todo o Japão.

É também uma das três grandes variedades de ramen regional no Japão.

Hakata Tonkotsu Ramen

O Tonkotsu Ramen de Hakata, originário do bairro de Hakata em Fukuoka, na província de Fukuoka, é caracterizado por sua sopa turva e macarrão extremamente fino.

Os ingredientes típicos incluem cebolinha, cogumelos kikurage e chashu (carne de porco assada). Na mesa, você encontrará beni shōga (gengibre em conserva picante), que é popular para ser adicionado durante a refeição.

Uma característica distintiva do ramen de Hakata é a capacidade de escolher a firmeza dos macarrões, com opções que incluem ‘barikata’ (muito firme), ‘kata’ (firme), ‘futsuu’ (normal), ‘yawarakai’ (macio) e ‘bari yawarakai’ (muito macio). ‘Bari’ é um termo do dialeto local de Fukuoka que significa ‘muito’.

Os habitantes de Fukuoka geralmente preferem os macarrões mais firmes, e pedidos de ‘barikata’ e ‘kata’ são esmagadoramente comuns.

Embora haja várias teorias sobre a origem do ramen de Hakata, acredita-se que ele se baseou em um ramen criado em 1937.

O ramen de Hakata é popular não apenas no Japão, mas também no exterior. Muitas redes de ramen que se expandiram internacionalmente, como ‘Ippudo’ e ‘Ichiran’, oferecem ramen de Hakata. Em São Paulo, ‘Ichikosha’ é um nome famoso.

Kitakata Ramen

O prato regional de Kita-Kata, Fukushima, conhecido como Kita-Kata Ramen, é um dos três principais pratos regionais de ramen do Japão, ao lado do Sapporo Ramen e do Hakata Ramen. É amado tanto localmente quanto em todo o país, com a maior proporção de restaurantes de ramen per capita em relação à população da cidade no Japão.

A característica distintiva da sopa é o sabor leve de molho de soja (shoyu). Os ingredientes usados para o caldo variam entre lojas e podem incluir tonkotsu (caldo de porco), peixe bonito seco, caldo de galinha e outros, o que significa que você pode experimentar diferentes variações mesmo com uma base simples.

Os macarrões usados são os ‘HIRAUCHI-JYUKUSEI-TAKASUI-MEN’ (macarrão plano amadurecido com muita água), que absorvem bastante líquido e têm uma textura mais espessa e elástica.

Os ingredientes principais incluem chashu (carne de porco assada), menma (bambu em conserva), cebolinha e naruto (um tipo de kamaboko em espiral). O visual é muito típico de um ramen que você esperaria encontrar em animes e mangás.

A origem do Kita-Kata Ramen remonta a 1927. Como um ramen clássico que está prestes a comemorar seu centenário de criação, ele não é extravagante, mas continua sendo um dos ramens mais representativos e amados do Japão.

 

Nos últimos anos, também no Brasil, tem havido um aumento de restaurantes que oferecem ramen regional. Você já experimentou ramen de quantas regiões diferentes? E se você souber de algum restaurante que sirva um delicioso ramen regional, por favor, compartilhe nos comentários.

おすすめ

コメントを残す

メールアドレスが公開されることはありません。 が付いている欄は必須項目です